Dedicatória do blog



Dedico esse blog a memória dos inesquecíveis VICENTE ANTUNES DE OLIVEIRA e Dr. MURILO PAULINO BADARÓ, amigos desta e d'outra vida!!! Ambos estão presentes na varanda da minha memória, compondo a história de minha vida, do meu ser e da minha gênese! Suas vidas são lições de que se beneficiariam, se fossem conhecidas, grandes personalidades e excepcionais estadistas. Enriqueceram o mundo com suas biografias e trouxe ao mundo a certeza que fazer o bem é possível, até mesmo na POLÍTICA!


Dedico também a meu trisavô Firmo de Paula Freire (*1848-1931), um dos maiores servidores da república no vale do Jequitinhonha, grande luminar da pedagogia da esperança!

Nossa Legenda

Nossa Legenda
Nossa Fé e Nosso FUturo

quinta-feira, 1 de março de 2012

rodapé de crítica literária




ELIZABETH RENNÓ: A MAGIA DA PALAVRA

Valdivino Pereira Ferreira
Escritor, poeta, ensaísta (Turmalina)

Venho de ler o livro “Palavras e Parábolas”, de Elizabeth Rennó, das maiores e melhores poetisas mineiras da atualidade, cujo estro amanhecente pode muito bem ser comparado ao de Yeda Prates Bernis, Stella Leonardos, Henriqueta Lisboa, Cecília Meirelles, Cely Vilhena, Carmem Sheineder Guimarães, Ângela Togeiro, Clevane Pessoa e Lívia Paulini. O céu poético de Minas brilha dado o imenso potencial de suas poetas e o enorme cabedal contido em suas montanhas.

O livro tem início com o pórtico lúcido e bem contido de José Afrânio Moreira Duarte, que tinha verdadeira veneração pela poesia de Elizabeth Rennó, chamando a atenção inclusive para o ótimo ensaio que ela havia escrito como tese de sua formatura na UFMG, intitulada “A aventura surrealista de Ledo Ivo: Invenção e descoberta”, publicada pela Academia Brasileira de Letras, no volume 11 da Coleção Afrânio Peixoto, em 1988. Realça o erudito crítico mineiro a faceta ímpar de Elizabeth Rennó, que trilhando o ensaio e a crítica da mais alta poética de Lêdo Ivo, depois também ouviu os apelos para o artesanato lúdico da poesia e a tessitura das palavras. Parece-me feliz as palavras de José Afrânio acerca dessa maga das palavras, cuja composição poética atinge altura inacessíveis para poetas medianos.

As poesias de “Palavras e parábolas” são letras e códigos, que em sentimento, magia e enternecimento transmudam em nós as inspiradas palavras bíblicas. As sábias sentenças bimilenares do Cristo atinge o coloquial e o cotidiano de forma simples mas transcendente nas poesias bem compostas de Elizabeth Rennó, cuja fé adquire o tom do visível e a verbalização exata em consonância com o seu sentido espiritual. Buscando a transcendência, ela parte para o âmago das palavras, cuja fibra ela sabe tecer em tear de mágicas tranças e em lúdico compor / cantar. A vida cotidiana passa por seus olhos de forma altruísta, com objetivos altos e bem arraigados em nosso imaginário, transpondo-os para os objetivos da pureza poética.

Toda boa poesia é um exercício de amor, de viagem etérea e transcendental. E nisso Elizabeth Rennó extravasa, derrama poesia em cântaros, como o primeiro vinho do milagre de Jesus. E sua poesia em cântaro inebria e alegra o espírito porque nos alimenta a alma. A poeta professa uma fé inabalável em Deus e em sua criação, como nestes versos:

Se a montanha não me vem
a minha fé a remove
consolidada
em atos de amor”.

O poema não é só belo. É também instrutivo, buscando conjugar nossa fé com o necessário olhar pelas coisas belas ao nosso redor e em nossa vida. Ensina a poeta que não precisa construir prédios poéticos inacessíveis ao entendimento do leitor comum, basta apenas uma boa disposição de palavras aliada ao exercício da técnica da confecção. Ela bem o demonstra na seguinte sentença de seu livro analisado, no poema dedicado ao sagrado ato do comer, ocasião em que celebramos um pacto ─conosco e com Deus pela e para a nossa sobrevivência física─, base de nosso espírito, porque o corpo físico é a casa de nossa vivência espiritual de agora que se projeta rumo ao futuro:

“Lavo a maçã com cuidados
Tiro-lhe o pó
e o germe
jogo água fervente
para esterilizar
A fruteira de cobre
é esfregada com sal e limão
polida com pano macio
até que brilhe
e reluza
Sentam-se à mesa
os comensais
de mãos limpas
e faces
após as alocuções
A toalha imaculada
as travessas impecáveis
Assim reza a tradição
que não se honre com os lábios
em mascaras de insensatez
e distanciado esteja o coração
do que deve ser louvado
Ò meu pai e minha mãe
que por mim só foram lembrados
nada mais fiz a favor
Só o que vem de dentro contamina
nosso corpo interior
As malvadezas do mundo
incorporam
o horror de estar em vida
poluída.

Tenho para comigo que Jesus ficou feliz com o sentido dado à suas palavras pela poeta mineira. O livro é exíguo, apenas 54 páginas. Porém dentro está contido incontáveis palavras sábias, porque uma sentença sábia extravasa as fronteiras do nosso cérebro e reverbera por todo o nosso corpo, em nós e no mundo. Degustando o livro o leitor fica mais perto de Deus, porque suas parábolas estão mais próximas das nossas palavras e nossas palavras mais perto da concretude. Elizabeth Rennó, poesia boa que só.
Sobre a autora: Elisabeth Rennó Fernandes de Castro Santos é natural de Carmo de Minas, filha do casal José Remuzat Rennó e Olga Fernandes Rennó, e viúva do engenheiro Fernando de Castro Santos. Graduada em Letras Português-Inglês e Pós-Graduação, especializando-se em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da universidade Federal de Minas Gerais, obtendo o título de Mestre em Literatura Brasileira com aprovação da dissertação “A Aventura Surrealista de Lêdo Ivo: Invenção e Descoberta”, em 1985. Além disso exerce bem a crônica, o conto, a novela, o ensaio, sendo também ótima conferencista. Pertence as Academia Municipalista de Letras e Feminina de Letras de Minas Gerais, e a Academia Mineira de Letras tendo tomado posse na cadeira 21, em 2004.


Elizabeth Rennó, a grande poeta mineira e membro da AML.





rodapé de crítica literária 2



CELY VILHENA: CANTARES E SONHARES

Valdivino Pereira Ferreira
Ensaísta e crítico.


Minas é dona de imensa riqueza literária, dispersa pela timidez de seus literatos e encoberta pelas névoas que recobrem suas montanhas. Engana-se quem pensa que Minas é só ferro, só aço, só madeira. Viga mestra da nação, quando ela se cala, o Brasil sempre perde; mas através da sua fala mansa e da sua percepção intima, adentra o coração do sentimento, descobrindo a alma das coisas, dos seres, abrindo a estrada para o entendimento de nossa alma pátria.

Acho que é o caso de Cely Vilhena, a grande poetisa nascida em Conquista, varias vezes premiada e mestra na arte do romanceiro, arte que ela aprendeu pela leitura constante de Stella Leonardos, a cultora-mór dessa modalidade no Brasil. Cely Vilhena adquira a mesma qualidade homogênea da obra, a mesma densidade inspirativa, o mesmo ritmo musical e a altura qualitativa de Cecília Meirelles, outra poeta maior no romanceiro brasileiro. Dona de produção exígua, como sempre acontecem com aqueles que são ciosos de sua confecção poética, ela atinge alturas inacessíveis na poesia com o romanceiro “Clara e Francisco de Assis e de Deus”, editado sob o manto da homenagem aos patronos espirituais das Academias Feminina e Municipalista de Letras de Minas Gerais. Encantou-me a leitura do “A casa do menino”, livro dedicado todo a memória de Vivaldi Moreira, intelectual de corpo e alma, presidente do Tribunal de Contas de Minas e da Academia Mineira de Letras, homem devotado à vocação das letras e às coisas superiores do espírito.

Cely Vilhena tece seu poema com mãos de fada, olhos de mãe e coração de mulher, por tudo o que ela coloca na sua confecção. Seus cantares são acalantos para nossas almas sedentas, ávidas, famintas, do alimento poético. Esse provê com imensa qualidade, em quantidade, para seus leitores. Se João Cabral de Mello Neto educa pela pedra na sua imobilidade sentimental; Cely educa pelo sentimento, contido e dosado, temperado pelo bom-gosto e a boa compostura (não que a poesia de Mello Neto não seja boa, pelo contrario: é ótima). Seu artesanato poético é obra que demanda tempo, pois é provinda de seu pensamento e a sua filosofia nasce da utilidade do poema. Porque um romanceiro de Santa Clara e de São Francisco? Porque o mundo nunca foi mais carente do que agora. Porque relembrar a “Casa do menino”? Porque nunca nossas raízes foram mais dispersas, arrancadas e esquecidas, do que hoje. Porque a vocação do ser humano é cuidar, preservar, prolongar, prover: a vida como um todo. Inclusive a vida espiritual, que começa neste reino e neste mundo, conforme a sentença do Cristo ensinando o Pai-Nosso: “Veni regnum tuum fiat voluntas tua sicut in caelo”.
           
Ninguém celebra o amor com maior maestria do que Cely Vilhena. Como prova, transcrevo o belo poema “Em quando me amardes”, publicado na Revista da Academia Mineira de Letras [ano 84, volume XXXIX, jan-fev-mar 2006, página 247]:

Não pervagarei vossos mares
a minha limpidez de água
clara
de vossos mares não sou.

Sou água de mil nascentes
das entranhas das montanhas
ou remansos das caçoulas
e se me acolherdes, vou.

Não andei por vossos passos
os percalços de meu sonho
alado
de vossos passos não sou.

Sou pés de muitos caminhos
calçados de flor e espinhos
ou suspensos de estupor
e se me aguardardes, vou.

Não voei por vossas asas
meu vôo leve de garça
tímida
de vossas asas não sou.

Sou pena que rodopia
no nó de redemoinhos
ou céus que mudam de cor
se me arrebatardes, vou.

Não adentrei vosso leito
meu corpo desse húmus feito
argila
de vosso leito não sou.

Sou tessitura de junco
urdindo nos entrelaces
os fios de meu destino
em quando me amardes, vou.”

Tecendo seu manto poético com maestria e com mãos de fada ninando as palavras, Cely Vilhena segue seu destino de dar voz à alma no cantochão sentimental de Minas. Faz coro com outras poetas de imenso valor que o ferro na alma não elidiu o som de suas cordas voco-espirituais, cujo som ressoa pelo céu poético do Brasil e reboa em nossas montanhas gerais. Se no sétimo dia Deus fez o homem, depois do homem Ele criou a poesia, tal a necessidade que dela sentimos. Segredo que Cely Vilhena descobriu e usa seu mistério para compor seu manto ─ poético e biográfico ─ e nos embriagar de palavras, sentimento, encantamento, elementos distribuídos por sua escrita maravilhosa.


Cely Vilhena de Castro Falabella, discursando na AMULMIG,
tendo ao fundo a senhora Maria da Conçeição Antunes Parreiras Abritta.


  Cristo ensinando o Pai-Nosso "começa neste reino e neste mundo do poema. duca pelo sentimento, contido e dozado, Letras, home

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Intermezzo poético

VIAGEM


Vejo o vôo da garça
de branca e de negra
plumagem e espirito
das noites nubladas.


E o ruflar de suas asas
pressinto de longe
e de perto escuto
suas penas ao vento.


E ela canta um canto
poético e triste
que inda hoje existe
em meus ouvidos.


Mas seria negra
a garça que esvoaça
em meu pensamento
ante a vaga lembrança?


Não sei.




O AMOR AO LIVRO (*)

Valdivino Pereira Ferreira

Ainda as coisas do espírito ditam nossa conduta no mundo da transcendência. Impressionou-me a quantidade de bons livros adquiridos e conservados pela vida afora pelo notável mineiro Vivaldi Wenceslau Moreira, homem de boas letras e apaixonado pela boa literatura. Vivadi Moreira, que nas horas de descanso do corpo partia para o reino de parnaso exercitando-se como escritor, foi essencialmente um bom advogado, dos melhores que Minas produziu, e presidiu de forma lúcida e transparente a Academia Mineira de Letras por mais de duas décadas, dando a ela realce entre as suas congêneres brasileiras. Menino pobre, cujos pergaminhos de nobreza construiu pelo esforço próprio, foi sem dúvida alguma um lídimo representante de seu tempo e de sua geração, encarnando em seu proceder todas as qualidades do mineiro tipico, estudado magistralmente pelo sociólogo Alceu Amoroso Lima. Arquétipo perfeito dos lúcidos varões retratados na antiguidade por Plutarco, ele foi parte da riqueza humana inconteste de Minas. Dele se pode dizer que enobreceu a sua grei e que ilustrou a sua terra, na boa concepção de Cícero, o sábio grego que viveu antes de Cristo.

Conversando com seu Adão, que gozou da intimidade do ilustre escritor por muitos e muitos anos, pude ver a extrema modéstia que emoldurava seu caráter e o amor apaixonado que devotava aos bons livros. “seu Vivaldi”, de camisa imaculadamente branca, ficava horas e horas limpando-os, abrindo-os e admirando-os, fisicamente ao lê-los e espiritualmente ao meditá-los. Bons livros instruem, educam o sentimento e dão saúde ao espirito, segundo denotamos pelos exemplos dos antigos.

Nos escaninhos da memória, trago nas retinas de meus olhos espirituais uma leitura que fiz à algum tempo, do “O menino da mata e seu cão Piloto”, publicado em 1981. são memórias, onde o autor traça um painel rico e bem-composto de sua existência, iniciando pela infância na Fazenda do Tanque, adquirida de sua avó materna, e depois dissolvida entre a prole numerosa, dentre eles o 'seu ' Pedro Moreira, o genearca, fazendeiro e comerciante arruinado em 1929, na esteira do longínquo crack da bolsa de Nova Iorque e da subsequente depressão econômica norte americana. O menino Vivaldi apaixonou-se com o “Novo terceiro livro de leituras”, de Hilário Ribeiro, cujas páginas do livro eram um convite ao sonho e ao inexplorado, abrindo-lhe as portas do mundo, “viajou” pela Europa: conheceu Paris, Gênova e Veneza, dentre outras. Vivaldi, nos caminhos da memória, traçou num caderninho de leitura iniciado em 1933, todos os livros que lia.

O falecido acadêmico José Afrânio Moreira Duarte, grande ensaísta e crítico literário, amigo de Vivaldi, realçava sua prodigiosa memória em conjunção com o extremo bom gosto pela escolha do que lia. O mesmo me falava o ex-presidente Murilo Badaró, que adotou inclusive o seu método de leitura, possibilitando o aproveitamento completo do que se lia.

Tal amor e devoção aos livros, faz-me lembrar de Aristóteles, que não sendo rico, gastou muitos sestércios comprando bons livros mesmo sem a aprovação da esposa. Platão, segundo testemunho de seus discípulos, amava mais a biblioteca da sua casa do que a cozinha administrada por sua esposa. Certa vez, ele comprou por seiscentos sestércios uma obra, que era muito dinheiro. Mas do livro se paga apenas o papel, a tinta, a imagem, a editora, a gráfica, o competente artista que trabalha as letras e a imagem. Porém é impossível pagar os bons conselhos e a boa cultura derramada no papel pelo artista da palavra, em prosa e poesia, cujo valor intelectual e espiritual é incalculável.

Vivaldi, sem trocadilhos, continua vivendo, porque o espírito não morre. Porque ele viveu para o espírito e com o espírito. O amor às coisas do espírito o imortalizou e talvez seu “Adão”, seja o psicógrafo informal dele.



(*) Publicado na "Voz de Diamantina", 25.02.2012.

Qual destes homens é o mais ilustre filho de Turmalina?