Dedicatória do blog



Dedico esse blog a memória dos inesquecíveis VICENTE ANTUNES DE OLIVEIRA e Dr. MURILO PAULINO BADARÓ, amigos desta e d'outra vida!!! Ambos estão presentes na varanda da minha memória, compondo a história de minha vida, do meu ser e da minha gênese! Suas vidas são lições de que se beneficiariam, se fossem conhecidas, grandes personalidades e excepcionais estadistas. Enriqueceram o mundo com suas biografias e trouxe ao mundo a certeza que fazer o bem é possível, até mesmo na POLÍTICA!


Dedico também a meu trisavô Firmo de Paula Freire (*1848-1931), um dos maiores servidores da república no vale do Jequitinhonha, grande luminar da pedagogia da esperança!

Nossa Legenda

Nossa Legenda
Nossa Fé e Nosso FUturo

sexta-feira, 19 de abril de 2013



A PROPÓSITO DE UMA VISITA À TURMALINA

Cely Vilhena*


Se você quiser também sentir-se amada, aceite o convite e vá a Turmalina. Siga o traçado do caminho por onde andavam escondidos os longos braços do vale do rio Jequitinhonha no norte e nordeste de Minas Gerais.

Vá de olhos curiosos, siga a estrada e se fixe no horizonte.

De terras acolchoadas de verde de campinas distantes.

A estrada é uma fita colorida indicando os quilômetros necessários à boa velocidade.O motorista é um hábil gentleman!

Há poesia em tudo: na solidão dos caminhos, nos veículos que transportam mercadorias, na distância dos horizontes, na solidão dos Gerais.

– É longe? Sim. É longe. Desde os tempos do Ciclo do Ouro em que bandeirantes e garimpeiros se embreavam nas matas e nas margens dos rios em busca do ouro. E o encontravam bem como as pedras preciosas ou semipreciosas e se multiplicavam nos arraiais.

Assim, nosso destino é Turmalina – a rainha do Vale – A joia verde-claro que descia nas águas do Jequitinhonha.

Estamos indo para lá? Por qual motivo!?

Para assinalar com sua gente, seus habitantes o 21º ano de festividade do "Projeto Resgate do Memorial do Vale do Jequitinhonha - Norte e Nordeste – Turmalina - MG".

Tendo como fundador do Projeto o "jovem" Valdivino Pereira Ferreira (ainda sem completar 20 anos), cujo convite honrou-me e deu-me condição de comprovar a gentileza de sua gente e a gratidão de ser bem recebida e de me sentir amada!

Amada no sentido de atenção, carinho, oportunidade de perceber a cultura literária de sua gente, a gentileza de seu povo e de aprender os vários índices de sua mineiridade, trazendo de tempos idos os costumes, as festas, os cânticos, quando inúmeros participantes receberam certificado de sua atuação ao configurar com alegria os costumes da "gente" do vale do Jequitinhonha.

Festa imperdível!

Turmalina! – Quero agradecer-te. 

Pela acolhida da Câmara Municipal que ofereceu-me seu melhor carro com o excelente motorista Wellington e Cláudia – jovem e alegre – com os quais a viagem ficou mais leve pelas conversas e casos populares. E pela gentileza dos dois que me levaram e trouxeram com tanto cuidado.

Como não me enternecer com a figura de Mirinha, uma gentileza de receber-me em sua linda mansão e tratar-me como irmã – pessoa doce, sincera, e sua filha Célia, também poetisa como seu pai. E provar da deliciosa comida preparada com tanto carinho pela simpática ajudante delas.

Ganhei livros lindos, a saber:

De autores ligados ao recurso de bem escrever em língua portuguesa.

Dos autores, a saber:

 - Valdivino Pereira Ferreira 

·        Tempo de lembrar: Para não esquecer
·         Flores de Aço
·        Primeiro Ensaio: Cordéis

 - Gilda Gomes de Macedo
   Janeuce Cordeiro Maciel

·         Olho Turmalina:Vejo sua gente

 - Janeuce Cordeiro Maciel

   * Jóia de Família

Li todos eles. São líricos e bem escritos.

Seus autores devem se incluir nas Academias de Letras de Belo Horizonte.

Serão bem-vindos!

Agradeço a placa maravilhosa que recebi – tratando-me como a princesa da poesia.

Assim é Turmalina em seus gestos de carinho! Adeus, Turmalina! Até outra aventura. Deus te guie!


* Cely Vilhena reside em BH, é membro da Academia Feminina Mineira de Letras e da Academia Municipalista de Letras de MG, do IHGMG. Autora de vários livros de poesias e ensaios.

Qual destes homens é o mais ilustre filho de Turmalina?